sexta-feira, 4 de maio de 2012

Conselho de Classe_ CE Ary Parreiras- 07 de maio de 2012



É CONVERSANDO QUE A GENTE SE ENTENDE

  Como definir a melhor estratégia   


Melhorar a relação em sala de aula, ajudar alunos com maior dificuldade, trocar experiências, angústias e opiniões. Esses são os objetivos do Conselho de Classe realizado periodicamente nas escolas. Para uma reunião bastante produtiva, é importante que se leve em conta a opinião de todos. O espaço de debate tem como meta encontrar soluções para os problemas decorrentes do dia a dia nas instituições e melhorar o rendimento dos alunos. Cabe à escola discutir as formas de participação neste Conselho, de modo que a opinião da maioria seja garantida.

Mais do que apenas uma reunião, o Conselho de Classe é um medidor de ensino. Através dele, é possível saber o que está dando certo ou errado em sala de aula e compreender métodos de ensino e avaliação que podem não estar sendo eficientes. Nesse Especial você poderá conferir dicas de como fazer com que o Conselho seja mais eficiente e atraente para todos.

NOVO UNIFORME DA REDE ESTADUAL

NOVO UNIFORME DA REDE ESTADUAL


Alunos da rede estadual terão novo uniforme 

no segundo semestre de 2012

O novo uniforme que será adotado para todos os alunos da rede estadual até 2013
O novo uniforme que será adotado para todos os alunos da rede estadual até 2013 Foto: Divulgação / Extra

O visual dos alunos da rede de ensino estadual vai mudar a partir da metade do ano. Um novo uniforme vai ser distribuído aos estudantes na volta às aulas de julho, a começar pelos alunos que entrarem nas unidades escolares neste período. Já os antigos receberão as camisas novas no começo do ano que vem. O número de unidades por aluno também vai subir: serão até cinco camisetas, em vez das duas distribuídas atualmente.
Outra novidade é a criação do selo de qualidade Unidades Públicas de Ensino (UPE). O título será concedido às escolas que provarem serem as melhores da rede estadual. Além de um bom índice de aprovação de alunos, escolas UPE vão precisar ter professores que sempre disponibilizem o boletim online, para acompanhamento dos pais; boa gestão e prestação de contas em dia; infraestrutura de qualidade e quadro de professores preenchido.
Orientação para os pais
As escolas que conquistarem o selo terão direito a um uniforme diferente e broches comemorativos. A ideia é que o selo possa servir para orientar os pais na hora de escolher onde matricular o filho e para estimular as outras escolas a terem um bom desempenho. O governo do estado vai escolher quais escolas serão UPEs por meio do índice de desempenho, que é calculado com a prova Saerj, e pela relação entre aprovados e reprovados.
Ainda segundo a secretaria estadual de Educação, o uniforme novo, além de sair mais barato, vai ter uma malha melhor. O gasto do governo com cada peça vai cair de R$ 9,27 para R$ 5,57.

Mais Educação no Colégio Estadual Ary Parreiras!!


 

Mais Educação

O Programa Mais Educação, criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007, aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macrocampos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.

A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD/MEC), em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) e com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação. Sua operacionalização é feita por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O programa visa fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar, tendo como base estudos desenvolvidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), utilizando os resultados da Prova Brasil de 2005. Nesses estudos destacou-se o uso do “Índice de Efeito Escola – IEE”, indicador do impacto que a escola pode ter na vida e no aprendizado do estudante, cruzando-se informações socioeconômicas do município no qual a escola está localizada.

Por esse motivo a área de atuação do programa foi demarcada inicialmente para atender, em caráter prioritário, as escolas que apresentam baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), situadas em capitais e regiões metropolitanas.

As atividades tiveram início em 2008, com a participação de 1.380 escolas, em 55 municípios, nos 27 estados para beneficiar 386 mil estudantes. Em 2009, houve a ampliação para 5 mil escolas, 126 municípios, de todos os estados e no Distrito Federal com o atendimento previsto a 1,5 milhão de estudantes, inscritos pelas redes de ensino, por meio de formulário eletrônico de captação de dados gerados pelo Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação (SIMEC).  Em 2010, a meta é atender a 10 mil escolas nas capitais, regiões metropolitanas - definidas pelo IBGE - e cidades com mais de 163 mil  habitantes, para beneficiar três milhões de estudantes.

Para o desenvolvimento de cada atividade, o governo federal repassa recursos para ressarcimento de monitores, materiais de consumo e de apoio segundo as atividades. As escolas beneficiárias também recebem conjuntos de instrumentos musicais e rádio escolar, dentre outros; e referência de valores para equipamentos e materiais que podem ser adquiridos pela própria escola com os recursos repassados.
 http://portal.mec.gov.br/index.php?Itemid=86&id=12372&option=com_content&view=article