quarta-feira, 20 de abril de 2011

Secretário se reúne com mais de 200 diretores de escolas

Fotos: Cris Torres


O secretário de Estado de Educação, Wilson Risolia, reuniu-se nesta sexta-feira (15/04), com cerca de 200 diretores de unidades escolares e os diretores regionais pedagógicos e administrativos das regiões Norte e Noroeste Fluminense. Foi o primeiro de uma série de oito encontros. A reunião de hoje ocorreu no auditório da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), em Campos dos Goytacazes.


Durante três horas, o secretário apresentou números e informações sobre a Educação no estado e no Brasil e explicou o que o Rio de Janeiro está fazendo para melhorar as condições e os níveis educacionais. A valorização de professores e alunos foi destacada por Risolia.

- O professor é o principal de todo o nosso planejamento. Ele é o cara. Ele faz acontecer. E o aluno o acompanha. Trabalhamos pensando nesses dois personagens. Buscamos um processo de méritos. Estamos esclarecendo dúvidas e mostrando o que estamos e pretendemos fazer. Vamos atuar em parceria. A comunidade escolar e os familiares são essenciais. Os diretores são nossos porta-vozes – ressaltou o secretário de Estado de Educação.


O subsecretário de Gestão do Ensino, Antônio Neto, que acompanhou Risolia à reunião, tratou de temas como o currículo mínimo, remuneração variável, auxílio-qualificação para professores, auxílio-transporte, simulados bimestrais, ações para a redução da defasagem idade-série, entre outros.

O objetivo dos encontros é apresentar as medidas desenvolvidas pela Seeduc para o planejamento estratégico do órgão para os próximos anos, tendo em vista a proposta de elevar a posição no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Cada unidade escolar possui metas próprias a alcançar, e cabe ao gestor proporcionar o bom andamento do trabalho, afinado às orientações propostas pela Seeduc.


O encontro serviu também para aproximar os diretores regionais e diretores das unidades escolares da Seeduc, manter a Seeduc atualizada sobre os contatos, projetos desenvolvidos, bem como as dúvidas e reivindicações dos profissionais da Educação e orientar quanto às ações pertinentes às áreas de Comunicação e Imprensa.

Nenhum comentário: