quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Reunião de Pais_alunos do 6º ano de 2011



"Sou o que sou hoje porque meus pais me ensinaram a

ter responsabilidade, ser responsável á assumir a si próprio"

Agrimar Santos (Fonte: Pensador.info)



A reunião de pais é uma troca de experiências, os pais podem compartilhar das mesmas dificuldades e problemas com outros pais e em conjunto com os profissionais da educação encontrar uma solução para as situações que acontecem no dia-a-dia.

Os pais por alguma razão escolheram o estabelecimento de ensino, aquela escola que possui um projeto que irá satisfazer a aprendizagem do seu filho, e por isso deve apropiar-se dessa escolha e participar ali do projeto desenvolvido. Um projeto educacional não é só da escola, mas dos pais também, tomar a consciência de que seus filhos estão dentro dentro deste projeto e que portanto, como responsáveis pelas crianças, devem acompanhar o processo educacional e não só vigiar.

A participação dos pais contribui de forma significativa para um bom desenvolvimento e desempenho de seus filhos, aumentam suas informações, ajudam na formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis. Enfim, a escola e a família formam uma equipe, cada um fazendo sua parte para que atinja o caminho do sucesso e consequentemente um futuro cada vez melhor.
















Reunião Pedagógica_Fevereiro de 2011


Proposta pedagógica e planejamento: as bases do sucesso escolar.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Formatura de 2010- CEAP

Fotos do Encontro de Folia de Reis

Projeto: Encontro de Folia de Reis


GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
COORDENADORIA REGIONAL DO NOROESTE FLUMINENSE II
COLÉGIO ESTADUAL ARY PARREIRAS
TEL: (22) 3829-2778/ 3829-2010
E-MAIL: aryparreiraslaje@hotmail.com


PROJETO

“ 9º Encontro de Folia de Reis ”

. Público alvo:

Comunidade Escolar e extra-escolar.


I- Justificativa:


O presente projeto visa resgatar o encontro das folias de Reis, uma das mais famosas tradições culturais do interior do Estado do Rio de Janeiro. Expressão de fé religiosa, de cultura popular e também como instrumento de afirmação social e identidade, fazendo com que seja conhecida e valorizada.
Realizar o encontro de folias é resgatar e consolidar a memória e a construção de um jeito de ser, de pensar e agir que funciona como âncora da identidade cultural.

II - Objetivos:

· Levar a comunidade escolar e extra-escolar a refletir sobre a importância do valor cultural da sociedade na qual estamos inseridos;
· Estimular o interesse, principalmente nas crianças e adolescentes, pela manutenção das tradições por serem parte da identidade de nosso povo.


III- Desenvolvimento das atividades:

A Folia de reis é uma das festas mais importantes da cultura popular. A diversão e a religiosidade estarão juntas no 9º Encontro de Folias de Reis.
Contará com presença de oito Folias tradicionais de nossa comunidade.

IV- Parcerias:

· ONG Vida;
· Rádio Escola Comunitária FM.

V- Culminância:

· Data- Dia seis de Janeiro de 2011;
· Local - Quadra Coberta do Colégio Estadual Ary Parreiras;
· Horário- a partir das 11 horas.

Os Foliões terão uma confraternização onde será servido almoço com refrigerante no final do evento.
Elaboração do Projeto: Colégio Estadual Ary Parreiras


Eventos de 2011

Folia de Reis é um festejo de origem portuguesa ligado às comemorações do culto católico do Natal, trazido para o Brasil ainda nos primórdios da formação da identidade cultural brasileira, e que ainda hoje mantém-se vivo nas manifestações folclóricas de muitas regiões do país.