sábado, 10 de novembro de 2012

CEAP vai ao Cinema Para Todos!!!


Noroeste vai ao cinema



Em “Gonzaga: de pai pra filho”, o tratamento dado à trajetória de “Gonzagão” é louvável e meritosa. O filme apresenta o artista, mas vai mais fundo: apresenta o humano. O ponto central da narrativa é justamente a relação conflituosa com o filho – Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior – o “Gonzaguinha”. Uma relação de tensões e distensões que permearam praticamente toda a existência de ambos. A ponto de ambos perderem, em certo momento do filme, suas referências – como pai e como filho. Ambos se detestam. Ambos se desconhecem. Mas ambos se amam. Sem dúvidas, um formidável cardápio para a psicanálise moderna, não é mesmo?
Por sinal, a narrativa é recheada de idas e vindas, o que é muito saudável para a proposta de expressão de um trabalho biográfico. A cronologia – nascimento, infância, maturidade artística e morte – é desprezada. A proposta do filme é promover o acerto de contas entre pai e filho – justamente o clímax da narrativa. O diretor e roteirista fazem isso com perícia e exímia pontualidade e coerência, sem tornar a história rápida ou arrastada. Não existem heróis ou vilões, apenas pessoas comuns, detentoras de sucesso, mas que ao saírem das luzes da ribalta se transformam e deixam a fama de lado. Não há demérito em promover o resgate do consenso entre os dois, já que a reconciliação de fato existiu. Mas até que isso fosse apresentado ao público, foram mostrados os íngremes itinerários percorridos pelos dois.
O legado deixado por ambos é irretocável. Parte da história do Brasil é pontilhada em suas obras e histórias pessoais – o pai participou da Revolução de 1930, foi mais um no fenômeno migratório do Nordeste-Sudeste e viveu o terror do banditismo social imposto por Lampião; o filho cantou e decantou o Brasil que sofria com a ditadura civil-militar, tornando-se uma das figuras exponenciais na luta pelos direitos humanos e pelo fim do regime de exceção. Dramas e conflitos pessoais que tornam esta cinebiografia elogiável.







































Nenhum comentário: