sábado, 20 de outubro de 2007

A escola que queremos... é possível chegar lá! Gilda Lück


Passamos por uma evolução histórica, movida principalmente pela tecnologia. Novas formas de aprender e de ensinar foram elaboradas e disponibilizadas. Espaços como nossa própria casa, onde trabalhamos, ou onde dispomos de nosso tempo de ócio e lazer, tornaram-se as bases do desenvolvimento de meios de comunicação, com um foco muito significativo no computador, com o qual se pode acessar a Internet.
Já a escola, até aquela considerada de boa qualidade, passa a se reestruturar e se reinventa nessa nova realidade, pois corre o risco de se tornar obsoleta como instituição, sendo suplantada pelas novas formas, não-escolares, de aprender. Anteriormente, havia um conhecimento de senso comum que afirmava: “Qualquer escola é melhor do que nenhuma escola”. No entanto, a escola ruim, além de não fazer bem, pode causar muitos males.
Hoje, as organizações educacionais estão numa encruzilhada: ou se reinventam ou se torna obsoletas.
Se partirmos do conceito de que nada é impossível e vivenciarmos os “Quatro P’s” para alçarmos nossas metas: propósito, paixão, plano e persistência, teremos, com certeza, o sucesso esperado.
Para tanto, é necessário ter consciência de que reinventar a escola implica, antes de tudo, em rever o conceito de educação com todos aqueles que estão diretamente ou indiretamente ligados a ela. Isso porque necessitamos alcançar clareza sobre duas questões de suma importância: “Por que educar?” e “Para que educar?” Então como podemos posicionar a missão da escola diante de outras instituições que assumem funções educacionais?


1. Analisar o currículo que usamos atualmente, suas bases e significados. O que implica em uma retomada à discussão de “como fazer” o seu método, isto é, sua visão da forma como os alunos aprendem.
2. Repensar a forma de organizar o tempo e espaço.
3. Realinhar os papéis da gestão, dos colaboradores e da própria relação professor/aluno.
4. Transpor os muros da escola e rever as relações escola X comunidade.
5. Construir elos que transponham limites entre dados, informação, conhecimento.

Essa é a escola que queremos. E é possível chegar lá! É possível chegar lá – se tivermos: um propósito claro, paixão pela causa, um plano realista, persistência com paciência.Em um espaço em que as pessoas aprendem, isto é, em que constroem suas competências e habilidades.Em um espaço em que potenciais se realizam... Em um espaço em que o ser humano se desenvolve... Em um espaço em que as pessoas se educam em diálogo.

http://www.profissaomestre.com.br/php/verMateria.php?cod=1602

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