terça-feira, 15 de março de 2011

Esquentando os Tamborins...concurso de fantasia...

Projeto:” Esquentando os tamborins...a nossa escola é de bamba!”
C.E.Ary Parreiras – Ano letivo 2011

Público Alvo: Alunos do C. E. Ary Parreiras
Duração: Duas semanas

Justificativa:
A comemoração do Carnaval tem um significado todo especial em nosso país, é uma das festas mais esperadas por grande parte das pessoas, por sua tradição, cor, ritmo e magia. Como nosso calendário escolar 2011 teve início em fevereiro e o carnaval acontecerá em março, nós, do Laboratório de Informática elaboramos o presente projeto que contemplará pesquisas e trabalhos variados sobre o tema, tendo como base a motivação carnavalesca que envolve o povo brasileiro nesta época. Nas ruas, na TV, Internet só se fala em carnaval, o aprendizado surge, portanto, de algo significativo, de interesse dos alunos, o que faz com que ele ganhe sentido.

Objetivo Geral: Resgatar junto à comunidade escolar o interesse pela cultura e pelas tradições do povo brasileiro, aproveitando para incentivar a pesquisa e a criatividade.

Desenvolvimento:

O Projeto “Esquentando os Tamborins...” não tem a pretensão de propor atividades difíceis e sim de envolver os alunos e professores em atividades significativas que tragam a alegria do carnaval para dentro do ambiente escolar nestes dias que o antecedem.
Durante duas semanas, os alunos estarão envolvidos com atividades relacionadas ao Carnaval, como: confecção de máscaras e painéis decorativos; estudo de marchinhas; e pesquisas na Internet.
Sugestões:
Pesquisas no Laboratório de Informática e na Biblioteca Pólo sobre a história do carnaval, suas características regionais e diferentes formas de manifestações nas diversas culturas.
Trabalhos variados com poesias, sambas-enredos e marchinhas de carnaval exercitando a interpretação das letras e a musicalidade dos alunos.
Confecção de máscaras de carnaval e painéis decorativos. (Mural da escola)
Na semana que antecede o carnaval, durante o intervalo, a rádio escola em parceria com o Laboratório de Informática estará colocando no pátio interno sambas-enredos e marchinhas para que os alunos se familiarizem com músicas que marcaram a história dos grandes carnavais.
Culminância: Na Quadra coberta do CEAP, na sexta-feira (4 de março), a escola estará “esquentando os tamborins”, trazendo um grito de carnaval em um animado matinê onde estarão participando alunos e funcionários.
Obs: Sabemos da necessidade de priorizar o Currículo Mínimo, porém, o objetivo do projeto é acrescentar entusiasmo e motivação ao aprendizado dos nossos alunos.































































































Nenhum comentário: